Qual a relação que há entre motivação e comportamento?
Há uma relação muito forte porque a motivação tende a desencadear comportamentos para satisfazer determinadas necessidades. Por este facto é tão importante no estudo dos consumidores perceber as suas motivações. O estudo das motivações é central para todos os psicólogos e técnicos de marketing que querem ser mais eficazes nas suas estratégias.
Por exemplo, se repararmos nas mensagens publicitárias aos produtos do quotidiano como um determinado detergente para lavar a roupa percebemos que essas mensagens não estão só relacionadas com necessidades básicas e motivações simples como “ficar com a roupa branca” ou “ficar com a roupa bem lavada” algumas fazem apelo a motivações complexas sociais ligadas à partilha, à amizade, à necessidade de brincar e jogar que se expressam na campanha do Skip –“É bom sujar-se”. Os técnicos de comunicação que criaram essa mensagem (e correspondente posicionamento para o Skip) sabem que os consumidores têm motivações profundas complexas e ricas que podem ser aproveitadas para tornar o produto e a marca Skip mais desejável para esses consumidores e consequentemente capitalizar em vendas porque a utilização dessas motivações desencadeia comportamentos de compra da sua marca.